Todos sabem que uma mudança dá trabalho, mas como há um jeito para se fazer bem e sem muito sacrifícios qualquer coisa positiva, seguindo as dicas dadas aqui, você conseguirá fazer a sua mudança residencial de modo agradável e até prazeroso. Já de saída, você deve ter em mente que o stress de uma mudança se origina da falta de organização e, cá pra nós, , um pouco de planejamento não faz mal a ninguém, muito menos àquele que vai mudar de residência. Então, se há algo que você deve evitar é adiar o planejamento de sua mudança.

Comece pela escolha do transportador. Combine com antecedência para evitar atropelos de última hora, pois há períodos dentro do mês que a demanda de serviços de transportes aumenta muito. Feito o acordo com o transportador, vamos agora organizar a mudança em seu aspecto físico.

O que vai dentro de caixas as quais podem ser de papelão? Com base nessa avaliação, você constata se tem caixas suficientes para acondicionar roupas, livros, objetos de toda a ordem que vai lhe acompanhar na sua mudança. Se não tem caixas de papelão suficientes, trate imediatamente de obtê-las. E não são apenas as caixas que garantirão o transporte de seus bens. Alguns deles exigem cuidados especiais como espelhos, vidros e materiais frágeis como cerâmica, por exemplo. Então, você deverá providenciar papéis de embrulho para enchimento das partes vazias no interior da caixa para evitar que os objetos se quebrem ao se chocarem entre si durante o transporte.

Comece empacotando os objetos mais delicados e valiosos. Faça isso com uma certa antecedência em relação ao dia da mudança. Agindo assim, você evita que, na pressa, possa quebrar ou danificar alguns bens e utensílios de que tanto gosta.

Quando se organiza uma mudança de residência, tem-se uma oportunidade rara de se desfazer dos cacarecos, ou seja, das coisas inúteis que ocupam espaço e tanto nos incomodam. Lembre-se de que no novo endereço, você vai preferir morar num ambiente livre desses objetos que não servem mais para você.

Quando chegar a hora de carregar o caminhão com todos os seus bens e pertences, carregue primeiramente os objetos mais pesados como geladeira, máquina de lar, freezer, em seguida os mais volumosos como móveis que podem ser guarda-roupas, estantes, sofás e por último as caixas nas quais vão acondicionados os objetos menores.

Ah, se você quiser unir a organização à praticidade, marque todas as caixas com um número sequencial grande, o qual corresponderá a uma lista discriminando todo o conteúdo. Assim, quando você chegar à nova residência, não irá quebrar a cabeça para adivinhar onde estará isso ou aquilo, pois você tem a lista em seu poder e com ela é fácil de saber se um objeto está nessa ou naquela caixa. E por falar em nova residência, esta também tem que estar preparada para receber você e sua família, mas isso é assunto para outro artigo.

Autor: O. Seca.